Você conhece as Carnes Nobres e porque elas são chamadas desta forma?
- 27 de abril de 2016
- 0 Comentários
As carnes nobres recebem este nome porque são retiradas das melhores partes do boi, normalmente mais macias e ‘saborosas’ que as demais. Mas você sabe quais são estas carnes nobres? Vamos a elas então.
A primeira delas é a coste. Sem dúvida é uma das mais preferidas pelo brasileiro. Seu consumo é tradicional, especialmente nos churrascos no Sul do Brasil. Geralmente a costela é composta por osso, gordura e carne, é claro. Ela está localizada no meio do peito do boi e se estende até o que chamamos de contrafilé.
O preparo da costela é feito de diferentes formas. No Rio Grande do Sul, ela é assada no chamado ‘churrasco de chão’, mas pode também ser cozida na panela com ensopados ou assada no forno. Para que ela seja realmente uma carne extremamente nobre, seu corte deve ser feito a partir das oito últimas bértebras do boi, na parte de cima. Neste local, os ossos são mais largos e maiores, por isso, apresetam uma carne mais gorda.
Entre as Carnes Nobres, outra carne nobre é o filé mignon, reconhecido como o corte mais macio do boli. Esta parte tem cerca de dois quilos e está localizada na área traseira do animal, local em que os músculos do animal menos trabalham, evitando o endurecimento e, por consequeência, deixando a carne mais macia e sem nervos. Sua utilização é feita em pratos clássicos da gastronomia, rendendo medalhões, escalopes, paillards e emincés. Seu corte tem que ser feito com o máximo de precisão, caso contrário, a maciez pode ser comprometida.
Há ainda a picanha, uma das Carnes Nobres mais comuns em churrascos brasileiros e, talvez, a mais pedida nas churrascarias. Ela se localiza no início do coxão duro, mas não faz parte da alcatra. Geralmente, a picanha tem no máximo 1,1 quilo, tem que term altura de no máximo sete centímetros e coloração vermelha clara. A picanha é extremamente saborosa, tendo um preparo simples, podendo ser assada em partes compactadas, inteira na grelha ou no espeto.
A maminha é feita da alcatra, mas mesmo ligada a uma membrana, ela faz parte de um músculo diferente. Este carne é macia e com poucas fibras, podendo ser separadas sem maiores dificuldades com as mãos, dispensando cortes especializados. A maminha está no final da peça inteira da alcatra, perto da ponta da agulha, no quadril do boi, tendo um gosto sutil e delicado.
O T-Bone é considerado um dos melhores cortes do boi, sendo retirado de duas partes nobres do animal, que são o contrafilé e o miolo do filé, estando presente na parte central da lombar com quatro vértebras. O corte é realizado na transversal, deixando o osso da espinhal dorsal em um formato de T, o que dá origem ao seu nome. As peças de T-Bone têm entre 1 kg e 1,5 kg. Este corte tem uma camada de gordura e uma textura bem macia. Esta carne nobre é mais indicada para os preparos rápidos em grelhas ou churrasqueira, dispensando o uso de temperos, que podem vir a alterar o seu sabor.
Enfim, opções não faltam para saborear uma carne chamada nobre. Basta saber o corte certo e pronto. Está a mão as melhores carnes para uma degustação de qualidade.