Saiba mais conceitos sobre o que são ‘carne de primeira’ e ‘carne de segunda’
- 4 de maio de 2016
- 0 Comentários
Os conceitos de ‘carne de primeira’ e ‘carne de segunda’ são muito divulgados atualmente no Brasil. Esta classificação é uma ideia sobre as características de cada carne dependendo do corte que ela vai ter.
Às vezes, o problema está no conceito da forma como se expressar como‘carne de primeira’ e ‘carne de segunda’. É importante destacar que a carne é de primeira desde o gado.. se o gado for saudável e abatido em bons frigoríficos, ou como dizem alguns, o gado é que é de primeira então o corte também será de primeira.
A explicação mais popular para a classificação de ‘carne de primeira’ e ‘carne de segunda’ é que a de primeira é macia e a de segunda é dura.
Há também que se explicar que as carnes de segunda provêm de músculos relativamente pequenos, reunidos em grupos, que têm uma função importante na locomoção do animal e na sustentação de certas estruturas como a cabeça e os órgãos torácicos e abdominais e, por isto, têm um alto conteúdo de colágeno que lhes conferem resistência. Já as carnes de primeira provêm de músculos relativamente grandes e individualizados, situados nas regiões do dorso, da pelve e da coxa. Assim, na carne de primeira a maciez vem das células musculares, o que garantem sua suculência e sabor!