Conheça com mais propriedade o corte de carne T-Bone?
- 28 de novembro de 2016
- 0 Comentários
Você conhece o corte de carne T-Bone? É um corte transversal da parte caudal do contrafilé, obtido de seções transversais do filé de lombo com osso (parte superior do corte) e abrangendo o filé mignon (parte inferior do corte).
O celebre corte de carne T-Bone é chamado na Itália de bistecca alla fiorentina, e por aí vai. Em comum esses cortes têm o fato de serem retirados da lombar do boi, uma porção que vai da segunda a 12ª costela do animal. A parte dianteira do lombo, entre a segunda e a sexta costela, é denominada entrecôte; a traseira, que vai até a 12ª costela, é o contrafilé.
Carne macia, suculenta, entremeada de gordura e muito saborosa. Ideal para bifes, grelhados rápidos e churrasco. Em inglês: T-Bone stak.
Ele tem esse nome porque possui o osso em forma de T. De um lado, o maior, o New York Strip, e do outro, o Tenderloin.
O T-Bone Steak é muito suculento e está entre os cortes favoritos dos apreciadores de carnes. Perfeito para grelhados e importado dos Estados Unidos o T-Bone Steak é sem dúvida um dos cortes de churrasco que mais chama a atenção. Quando o chorizo é retirado junto com o miolo do filé mignon, o corte toma o nome de T-Bone.
Essa estrutura, com o osso no centro, permite que o calor seja conduzido de maneira mais homogênea na carne resultando em uma cocção mais uniforme e, ao mesmo tempo, impedindo que ela resseque. Na Itália, esse corte atende pelo nome de bistecca alla fiorentina, pode ter até oito centímetros de altura e vem servido mal passado.
Para comer
Como o T-Bone é uma peça de carne já por si muito saborosa, basta temperar só com um pouco de sal e limão. A carne deve ser grelhada por aproximadamente cinco minutos de cada lado, dependendo da grossura. A peça deve ficar bem suculenta e tenra. Sirva com batatas fritas e uma salada à parte.