Conheça 5 tipos de carnes nobres para churrasco
- 23 de agosto de 2017
- 0 Comentários
Reunir os amigos para aquele tradicional churrasco é um dos momentos mais agradáveis da vida. Se já muito bom quando há linguiça, alcatra, frango e picanha, a queridinha de todos, já é muito bom, imagina oferecer um churrasco com as cinco melhores carnes nobres. O momento se torna mais especial ainda.
Com certeza é uma experiência diferenciada para você e seus amigos e familiares. Afinal de contas, quem não gosta de enriquecer sua experiência gastronômica e aumentar as referências gustativas? Por isso, apresentamos cinco tipos de carnes nobres que podem te ajudar a atingir este objetivo.
A primeira delas é a shoulder steak, servida macia e saborosa em qualquer ponto. Ela é macia como o filé mignon e muito saborosa porque a gordura fica exatamente no meio da peça e, quando aquecida, desaparece completamente, deixando a carne ainda mais macia. Sua qualidade é tão grande que a carne continua saborosa e suculenta mesmo ao passar do ponto ideal.
O bife chorizo, uma das especialidades argentinas, é outra carne que não pode faltar no churrasco top. Ele é retirado do centro do contrafilé e tem uma generosa capa de gordura na lateral. Apesar de ser parte do contrafilé, o bife de chorizo tem características muito específicas de textura e sabor.
A terceira dica vai para a costela premium. A costela é tradicional no sul do Brasil, quando ela é feita no chão pelo processo de bafo. Mas a costela premium supera isso. Ela é cortada na parte de cima, nas oito últimas vértebras do boi, onde os ossos são mais largos e a carne mais gorda. Na prática, ela é o bife ancho com o osso, no qual a gordura fica entre as fibras da peça, conferindo um sabor tão especial que nem precisa de temperos em seu preparo.
Há ainda o carré de cordeiro, um dos preferidos de quem quer impressionar no churrasco. Sua carne é macia, suculenta e muito saborosa. E também fica perfeita quando grelhada. Esta carne é retirada do lombo do cordeiro, mais conhecido como corte francês, sempre entre a oitava e a décima terceira costelas do animal.
Por fim, a picanha. Esta não pode ficar de fora das cinco melhores carnes nobres para o churrasco, mesmo que seja uma reunião simples, ou algo mais elaborado. Ela é retirada do início do coxão duro e tem uma capa de gordura que faz toda a diferença no seu preparo. Pode ser servida em fatias finas ou grossas, assada no espeto ou a peça inteira. O segredo está quando a gordura derreta vagarosamente e impregne na carne, dando o sabor que a torna a “rainha dos churrascos”.