Elite celebra o 7 de setembro de 1822 – Independência do Brasil
- 6 de setembro de 2016
- 0 Comentários
Sete de setembro. Feriado nacional. Dia da Independência do Brasil. Por todo o País se fazem presentes as comemorações. São desfiles militares, escolares, civis. Discursos, bandas, orquestras. Evoca-se 1822, em verso e prosa.
Neste momento, é importante que se faça uma reflexão sobre a data. O dia da independência de um país é como a data da maioridade na vida de um jovem. Só depois da sua independência é que o país pode crescer, progredir e caminhar com seus filhos, crescer e se avultar.
Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822.
A Independência do Brasil não foi um processo pacífico. Morreram cerca de 5 mil pessoas nos confrontos, o que desmente também um outro mito segundo o qual a Independência brasileira teria sido um processo pacífico, resultado de uma negociação entre pai e filho, ou seja, D. João VI e D. Pedro. Isso não é verdade. Muita gente pegou em armas e morreu, defendendo a autonomia do Brasil, especialmente na Bahia e outros Estados do Nordeste.
Toda a história da independência do Brasil está ilustrada no acervo do Museu do Ipiranga, localizado às margens do então riacho do Ipiranga, onde Dom Pedro I gritou: independência ou morte! Essa é uma dica da Elite Carnes para este mês da Independência.