T-bone ou Porterhouse?
- 30 de agosto de 2017
- 0 Comentários
O fim de semana se aproxima e tem um feriado pela frente, o do aniversário de Mogi das Cruzes (1 de setembro).
Bom, e quando o fim de semana chega tem muita gente que já se programa para aquele churrasco especial. Mas ele vai ficar ainda mais saboroso se for incrementado com carnes nobres.
Dentre as muitas carnes há duas que confundem muito: T-Bone e Porterhouse. Mas você sabe a diferenciação entre elas?
T-bone. “Bone” significa “osso” em inglês, o nome T-bone vem daí: pois o bife possui um osso em forma de T. Já o Porterhouse tem uma parte maior de tenderloin.
Essas duas peças vêm do short loin, localizado entre a costela e o sirloin.
O short loin é composto pelo top loin e pelo tenderloin. Os T-Bones são cortes do centro do short loin, diferentemente do Porterhouse, que é um corte feito a partir da extremidade maior. Dessa forma, o T-Bone terá um pedaço menor de tenderloin (filét-migon) do que o Porterhouse. Além disso, o Porterhouse geralmente contém mais marmoreio.
Nos Estados Unidos, a Associação de Frigoríficos disse que, para ser classificado como T-Bone, o corte deve ter 13 milímetros de espessura em sua parte mais larga. Por outro lado, o Porterhouse deve ter 32 milímetros de espessura. Assim como o T-Bone, o Porterhouse é também dois cortes em um. De um lado, você tem New York strip e, do outro lado, filé. No entanto, é evidente que a Porterhouse tem uma porção maior de filé.
Na Inglaterra e em alguns outros países, mas não no Canadá, o Porterhouse se refere somente ao short loin; o qual os Estados Unidos considera como strip loin. É por isso que os consumidores dos Estados Unidos precisam tomar cuidado ao pedir um bife em um restaurante ou lanchonete britânicos. Se você acha que terá um Porterhouse estilo americano, provavelmente não terá.