Você conhece o corte de Carne T-Bone?
- 25 de outubro de 2016
- 0 Comentários
T-Bone! Apaixonado por carne é apaixonado por carne. Alguns até saibam classificar os diferentes tipos de corte que há no mercado, mas certamente ainda deve haver muita gente que não sabe fazer essa diferenciação.
Muitos já devem ter ouvido falar no filé T-Bone. Conhecido, também, como bisteca ou chuleta, filé que possui esse nome porque ele tem um osso em forma de T que separa os dois tipos de cortes que nele existem: o contrafilé e o filé mignon. Macio e saboroso, o corte ficou famoso por ser o ícone de muitos desenhos animados.
O T-Bone é um corte especial muito venerado por amantes de carne. Ele nada mais do que a combinação de duas partes nobres do boi: o miolo do filé mignon e o final do contrafilé (chorizo). Essa parte é retirada da central lombar do boi, que tem quatro vértebras.
O corte feito na transversal deixa o osso da espinha dorsal em formato de T aparente, separando os dois tipos de carne. Daí vem o nome T-Bone, que na livre tradução do inglês significa osso em T.
A combinação do contrafilé (lado maior) com o filé mignon (lado menor) mais a presença do osso e o acabamento em gordura lateral possibilitam diversos sabores e texturas em um único bife.
Além disso, o osso que se estende ao miolo da carne ajuda a conduzir o calor no interior do corte. Essa estrutura é uma excelente condutora de calor, fazendo com que a carne cozinhe de maneira mais uniforme e, ao mesmo tempo, impedindo que ela resseque durante o cozimento.
A textura da carne é macia com uma boa quantidade de gordura entremeada nas fibras dando um excelente marmoreio. Por tudo isso, é indicada principalmente para preparos rápidos em churrasqueira ou grelha. E sem muitos temperos para que se sinta todo o seu sabor. Também pode ser preparada em frigideira ou chapa.
Na Itália, o T-Bone também é historicamente adorado, mas atende pelo nome de bistecca alla fiorentina. Famosa na região da Toscana, geralmente é preparada em bifes com até oito centímetros de altura, em cozimento rápido na brasa. É servida tradicionalmente malpassada e sem nenhum tempero. Os toscanos mais puristas não permitem nem mesmo a adição de sal.
Independentemente do lugar do mundo, o T-Bone é uma iguaria rara e cara. As peças podem chegar a um quilo e um quilo e meio e faz parte da lista de carnes nobres.
Este tipo de carne e várias outras carnes nobres, frango assado, entre outros, você encontra da Elite Prime Beef, em Mogi das Cruzes.